Inicio » Brazil Imperial en el Museo sin Fronteras
Museo sin Fronteras

Brazil Imperial en el Museo sin Fronteras

MUSEO SIN FRONTERAS EN DIARIO URUGUAY
(En portada) Retrato de um Confrade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho, Bahia, Pintura da década de 1870. Acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Salvador.
Durante o século XIX, as Irmandade Negras ajudaram a dissolver as rivalidades étnicas muito comuns entre a população africana da Bahia, unindo todos debaixo da mesma fé católica. A maior dessas Irmandades é a do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho, que prestavam ajuda financeira e humanitária a população escravizada na Bahia.
Em 1872 durante o Segundo Reinado houve o expurgo na irmandade do Rosário de seus membros maçons, cumprido a Bula do Papa Pio IX que em contrapartida resultou no «boicote» da Igreja pela elite de Salvador, muitos deles membros da Maçonaria.

Passando por sérias dificuldades financeiras na década de 1880, a notícia da Lei Áurea veio como uma surpresa pelos confrades do Rosário, que participaram da Grande Festa da Abolição em Salvador Um jornal da cidade informou que, na noite de 13 de maio, «o povo se derramou pelas ruas» acompanhado de bandas de música e por uma Romaria da Irmandade. Das sacadas dos sobrados, muitos discursos e palavras de ordem. Na semana seguinte, «depois que a Câmara recebeu comunicado oficial da Abolição, cerca de 4 mil pessoas desfilaram festivamente pelas ruas.»
Ainda em 1889, enviaram um pedido ao Primaz de Salvador, Marques de Monte Pascoal pedindo a Elevação da Irmandade para a de Ordem Terceira, que aconteceu somente em 1900. Fonte: Irmãos de Cor, de Caridade e de Crença: A Irmandade do Rosário do Pelourinho na Bahia do Século XIX.
Retrato de un Cofrade de la Hermandad de Nuestra Señora del Rosario de los Negros del Pelourinho, Bahía, Pintura de la década de los 1870. Acervo de la Iglesia de Nuestra Señora del Rosário de los Negros de Salvador.

Durante el siglo XIX, las Hermandad Negras ayudaron a disolver las rivalidades étnicas muy comunes entre la población africana de Bahía, uniendo a todos bajo la misma fe católica. La mayor de estas Hermandades es la del Rosario de los Hombres Negros del Pelourinho, que prestaban ayuda financiera y humanitaria a la población esclavizada en Bahía.

En 1872 durante el Segundo Reinado hubo el purgo en la hermandad del Rosario de sus miembros masones, cumplido con la Bula del Papa Pío IX que en contrapartida resultó en el ′′ boicot ′′ de la Iglesia por la élite de Salvador, muchos de ellos miembros de la masonería.

Pasando por serias dificultades financieras en la década de los 1880, la noticia de la Ley Áurea vino como una sorpresa por los cofrades del Rosario, que participaron en la Gran Fiesta de la Abolición en Salvador Un periódico de la ciudad informó que la noche del 13 de mayo , ′′ el pueblo se derramó por las calles ′′ acompañado de bandas de música y por una Romería de la Hermandad. De las bolsas de los sobrados, muchos discursos y palabras de orden. A la semana siguiente, ′′ después de que la Cámara recibió un comunicado oficial de la Abolición, alrededor de 4 mil personas desfilaron festivamente por las calles.»
Todavía en 1889 enviaron una solicitud al Primaz de Salvador, Marques de Monte Pascual pidiendo la Elevación de la Hermandad a la de Orden Tercera, que tuvo lugar solamente en 1900. Fuente: Hermanos de Color, de Caridad y de Creencia: La Hermandad del Rosario del Pelourinho en la Bahía del siglo XIX.